sexta-feira, 19 de março de 2010

"Afresco" e o que somos



Afresco é uma técnica de pintura utilizada por vários artistas incluindo Leonardo da Vince em “Última Ceia” e por Michelangelo no teto da capela Sistina, como exemplo, A Criação de Adão (a foto).

A técnica é executada sobre uma base de gesso ainda úmida (fresca) e a tinta deve ser pura diluída somente em água. Dessa forma, as cores penetram na massa, ficam entranhadas (como uma tattoo na parede) e ao secarem passam a integrar a superfície, por isso o Afresco é conhecido pela sua durabilidade, principalmente em regiões secas.

Fiquei encantada com essa técnica depois que vi o filme que relata a história de amor e ódio (esqueci o nome do filme, p/variar) de Michelangelo ao pintar o teto da capela Sistina. Comecei a “viajar” nisso.

O mais maravilhoso é a durabilidade da técnica pelo fato da tinta ficar entranhada na parede e fazer parte dela (imagine os dedos da minha mão se entrelaçando). A pintura não é mais uma coisa sobreposta, faz parte dela, é “a essência da parede”.

Pude fazer uma analogia com minha vida e com que acredito. Por exemplo, a moda:

Algumas pessoas da minha sala sabem como eu detesto pensar na moda como algo fútil e como abomino pessoas da própria moda ou não que fazem disso uma realidade.

Acho que já ouviram isso... Nós devemos usá-la e não ela nos usar.

As tendências existem para que possamos selecionar em meio ao leque de opções o que mais tem a ver com você, para isso precisamos perceber quem somos e qual a nossa essência. Mas se você não sabe ainda procure entender onde está e para onde quer ir, foi o que minha mãe sempre disse pra fazer quando estiver perdida.

Aquela pintura não esta simplesmente sobreposta à parede, mas ela faz parte da parede. Ali não é a pintura e a parede, são um só. Não tem como você ser uma coisa nessa tendência e outra coisa na outra.

O elegante é ter olhos profundos. Enxergar não somente o que se vê, mas ter um olho que ultrapassa as cores, os formatos, os adornos...

O que sou independe de qualquer coisa, pois o que acredito está entranhado nas paredes da minha alma e em qualquer lugar onde eu esteja, serei. Em qualquer coisa que eu faça expressará o que penso, mesmo que inconscientemente, como um perfume que colocamos, por onde passarmos deixará um pouco o cheiro.

6 comentários:

  1. Muito massa Natássia!! Parabéns pelo trabalho que está fazendo aqui. Sou seu fã! =]

    Beijo

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeei ;}
    Coisa linda da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Amei o último parágrafo *-* Parabéns xD

    ResponderExcluir
  4. Ta massa ó!mas esse teu perfume não ta com um cheiro muito bom não!hahahaha
    to brincando, claro!
    Beijo
    ps: Me conta logo aquele negócio. Tu não pode falar que tem um furo pra um jornalista, e não revelar..isso é tortura, somos curiosos por natureza!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkk de forma alguma! tudo no seu devido tempo ;D
    Obrigaaada, Israel ;*
    há! e tds amam meu perfume! RUM ¬¬' hahahah ;D

    ResponderExcluir

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...” [C. Lispector]

Olá, sua opinião é muito importante para mim, obrigada por comentar! ;*